fbpx
História - ABI Frutas
491
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-491,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-16.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.1,vc_responsive
 
A ABI surgiu em 1971, mas sua história começou bem antes… Entre as décadas de 20 e 30, o café começou a perder espaço no mercado, dando espaço ao cultivo de outros produtos. Notando esse cenário, Constante Baptistella resolveu investir no comércio de laranjas e comprou uma fazenda em Limeira, no interior de São Paulo, onde o primeiro pomar de laranjas surgiu. Nessa época, toda a produção e manutenção era feita inteiramente pela família.

Os anos se passaram e logo o comércio local se tornou pequeno, levando Constante até o Mercado das Estrelas (atual Mercado Municipal), em São Paulo. Esse foi o primeiro grande passo do que viria a ser a ABI. Porém, em 1939, a Segunda Guerra Mundial levou à paralisação da produção, que foi retomada somente em 1945, com o final da Guerra.

 

Quatro anos mais tarde, Constante falece e os negócios passam a seus filhos, que batizam a empresa de ABI, sigla originada da junção dos três herdeiros.

 

A ABI se expande então para Curitiba, alcançando cada vez mais espaço, até chegar a Itaberá, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, tornando-se ali a pioneira no plantio de frutas cítricas. O ano era 1964. Eis que sete anos mais tarde, a empresa ABI é fundada oficialmente, carregando consigo uma experiência que vinha desde a década de 20.

 

Hoje a empresa é administrada pela terceira geração da família Baptistella, composta pelos filhos de Antonio, o primogênito de Constante. Toda a produção e escoamento das frutas continua em Itaberá, com exceção das estufas para formação de mudas certificadas, que estão localizadas em Limeira – SP.

Galeria da família